quinta-feira, 5 de julho de 2012

[Tips] Comprar no eBay

     Já tenho falado muitas vezes das preciosidades que se pode encontrar no eBay e perguntaram-me como é que encontrava os colares lá, para ser sincera o que é mesmo preciso é... paciência! :D Deixo aqui um grande tutorial sobre o método que sigo quando procuro alguma coisa no eBay, não tem nada de mais, mas pode ajudar.

     - Antes de mais para procurar alguma coisa no eBay é preciso ter muita paciência e sim, também tempo. Se estamos à procura de alguma coisa em específico e sabemos bem o nome do produto, então será fácil, mas quando não estamos à procura de nada em especial, a busca pode demorar horas, isto porque à medida que vamos passando pelas páginas vamos ver muitos artigos iguais a preços muito diferentes e isso requer muita paciência.

     - Vou dar o exemplo de colares, para ser mais precisa. Então vão ao eBay.com, aconselho este porque normalmente estão lá todos os vendedores, a maioria é da China, por isso estar a ver noutros países se calhar não vale o esforço. Eu prefiro os colares novos, claro que existem vendedores particulares a revender coisas, mas pelo eBay eu prefiro produtos novos e de fábrica. (Nota: se estiverem à procura de maquilhagem, procurem noutros países da Europa, às vezes encontram mais barato do que na América)


     - Façam uma conta no site, é fácil e se não tencionarem comprar nada escusam de pôr os vossos dados todos, mas é muito mais fácil guardar os produtos que vocês gostaram na wishlist (ao verem a página de um artigo carregam em "Add to watchlist" e depois têm lá a lista de tudo o que gostaram).

     - Na página inicial colocam o produto que procuram na caixa de procura, sempre em inglês e no singular (por ex. necklace) e carreguem "Search" (este passo é básico mas faz parte...). Depois vai aparecer uma lista de resultados com os preços organizados à toa, normalmente na parte direita sobre a lista de resultado tem uma caixinha que diz "Sort by: Best Match", carreguem na seta e escolham "Price + Shipping: lowest first", depois vai aparecer uma caixa para escolherem o país. Agora vai ficar tudo organizado do preço mais baixo para o mais alto, aqui existem duas opções: ou vêem tudo a partir daqui (leilões + comprar já) ou então selecionam o separador "Buy it now" que está no lado esquerdo superior da lista de resultados. Eu prefiro os produtos que se pode comprar na hora, detesto ter de esperar para comprar alguma coisa e além disso como é leilão o preço pode subir demais para o meu gosto.

     - Agora aparecerão todos os colares que se pode comprar na hora. Vão ver que existem imensos e se gostarem de algum carreguem logo no primeiro porque é o mais barato, verifiquem se o vendedor envia para Portugal, podem ver isto debaixo da caixa do preço, na página do colar, normalmente podem ver também mais fotos para baixo da página.

     - Vejam bem os tamanhos dos produtos que compram, às vezes parecem grandes e na verdade são bem pequenos. Quanto à roupa, verifiquem bem as medidas, nunca devolvi nada, apesar da maioria dos vendedores aceitar, porque não me apetece gastar dinheiro a enviar os produtos de volta para a China. Não se esqueçam que os tamanhos de roupa e calçado na China e países asiáticos são bem menores que os nossos.

     - Quanto aos colares vão verificar que andarão por cinquenta páginas e o preço não sairá dos $1 ou $2, daí ser preciso paciência, porque existem muitos colares iguais a serem vendidos por diferentes vendedores e até encontrar algo de jeito, vão ver muita coisa que não gostam. Os colares que eu mais gosto costumam rondar os $4 - $12, o que equivale a muitas horas de busca.

     - Por vezes, ao ver um artigo em particular, costumo ir ver os produtos do vendedor e assim encontro outras coisas sem ter de andar à procura.

     - Se viram alguma coisa que gostaram, carreguem no link e escolham o botão "Buy it now", alguns vendedores exigem o pagamento na hora, outros não, pelo que fica guardado na vossa lista de compras a aguardar pagamento, não se esqueçam de pagar em pelo menos sete dias senão podem fechar-vos a conta por má conduta.

     10º - Para o pagamento o melhor é o PayPal, é o mais seguro e para o comprador dá garantias de devolver o dinheiro caso algo corra mal. O eBay também costuma devolver o dinheiro caso apresentem queixa de algum produto.

     Aqui fica o tutorial, caso tenham alguma dúvida estou ao vosso dispor.
     Gosto muito de comprar no eBay, encontra-se coisas que provavelmente mais ninguém vai ter e a óptimos preços. É preciso prática e verificar frequentemente os preços e artigos novos, mas com o tempo apanham o jeito.

     Boas compras! :D

4 comentários:

  1. Agora fiquei com vontade de procurar lá coisas... mas só ainda tão septica a comprar coisas pela net... gosto tanto de ver antes de comprar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas coisas é preciso ter cuidado, mas caso não chegue em condições, basta fazer queixa que eles devolvem o dinheiro. Não é perigoso, claro se tomarmos cuidado, e os produtos não costumam ser muito diferentes do que vemos no ecrã, pelo menos em bijuteria. Quando se trata de roupa, os tecidos podem variar, mas nem sempre. Quanto à maquilhagem, costuma comprar a vendedores americanos ou europeus, pelo que a maquilhagem vem na embalagem original e tudo em condições. Experimente fazer uma pequena compra, depois decide se vale a pena ou não. :D

      Eliminar
  2. Uma vez eu nao comprei no ebay, foi no amazon, por que queria uma carteira que era uma coruja e só encontrei nos EUA, tive de pagar a carteira, além da alfandega! Se soubesse tinha pedido as dias à Bruna primeiro !! (risos)

    Beijoss

    www.isared.blogspot.pt

    p.s Está a ter um giveaway lá no blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou participar no giveaway! :D

      Também já comprei no Amazon, mas achei os preços de envio muito caros, não compensam... Gosto mais do eBay, tem mais oferta. Quanto à alfandega, nunca tive o azar de me acontecer isso, costuma acontecer se as encomendas são muito grandes ou se veem mal identificadas. Foi mesmo azar... :(

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! :D