sábado, 2 de março de 2013

[Tips] Compras Online


     Espero que este tutorial seja do vosso agrado e estou disponível para qualquer dúvida que surja. :D



.  Sites que recomendo  .
     Existem imensas lojas online, como sabem, existem as mais conhecidas como a Romwe e a SheInside, mas os preços deles são assustadores, só compensam se estivermos a ser patrocinadas por eles. ;D Existem agora outras lojas com quase a mesma roupa mas mais barata como a Sammydress ou a YFMart, mas os preços ainda enganam, eu andava toda contente a adicionar roupa à wishlist nestes sites, porém o preço de envio por vezes faz duplicar o preço da peça, e se um top está a 5€, com o envio é possível que chegue aos 10€, e eu não acho isso nada justo. Por isso o melhor é encontrar sites com o envio grátis, o preço da peça é aquilo que têm de pagar e mais nada. Com estas condições nada melhor que o eBay e para a bijuteria o THBoxes.com.
     Ainda estou à procura de outros sites com envio grátis e com preços agradáveis, mas não é fácil encontrar, por isso sempre que encontrar algo do meu agrado, aviso. :D
     Quanto a maquilhagem, eu gosto muito da ELF, normalmente compro lá alguma da maquilhagem que uso. Já comprei noutros sites online, mas agora tendo só a comprar em lojas físicas ou no eBay.


.  PayPal  .

     Eu só compro em sites que aceitem PayPal, aconselho fortemente a não darem os vossos dados de cartão de crédito a nenhum site, por mais confiável que ele pareça. Aqui está um tutorial sobre como criar uma conta no eBay e no PayPal, e ainda muitas outras dicas.
     Para utilizarem o PayPal como forma de pagamento têm duas opções: transferir dinheiro para a vossa conta PayPal ou então associar um cartão de crédito ou MBNet. Pessoalmente eu prefiro ter um cartão de crédito (não de débito, o que utilizamos normalmente nos multibancos), pago cerca de 9€ anuais, mas assim não tenho de pagar a taxa que o PayPal cobra ao transferirmos dinheiro para a nossa conta (e ainda demora cerca de 2 dias). Informei-me no meu banco quais seriam as melhores condições para mim e decidi pagar todos os meses a 100%, isto é, tenho um certo plafond no cartão (o qual não posso ultrapassar) e quando fecha o mês, num determinado dia tudo o que gastei sai a 100% da minha conta corrente. Existem outras modalidades, mas eu prefiro esta, é mais segura, assim não ando a pagar nada às prestações.
     Existem ainda os cartões MBNet, fica aqui um tutorial, mas penso ser possível fazer a adesão diretamente em alguns bancos pelos seus serviços online.
     Parecendo óbvio aconselho que escolham palavras-passe mesmo difíceis para o eBay e especialmente para o PayPal, diminuindo o risco de fraude. As minhas são enormes e sem nexo nenhum para não lembrar a ninguém. ;D


.  Comprar no eBay  .

     Agora a parte mais divertida. Comprar em lojas online como as referidas atrás não tem nada de mais, basta adicionar os itens ao carrinho, criar conta se ainda não tivermos e se necessário, escolher o método de envio e colocar a morada, e pagar, pedindo o checkout pelo PayPal. Porém comprar no eBay já tem um pouco mais de arte... ;D No eBay existem milhões de itens e produtos, a preços completamente diferentes uns dos outros. Existe a mesma peça com dezenas de preços diferentes e é preciso procurar mesmo a sério. O truque para comprar no eBay? Paciência. Vou descrever o processo que executo quando estou à procura de alguma coisa no eBay, alertando que este é o meu método e o que funciona comigo, por isso pode não se adaptar a todos.

     - Utilizo o eBay universal, ebay.com, existe o português e existe para quase todos os países, mas eu opto pelo universal porque normalmente acede a todos os produtos existentes, porém já procurei mais especificamente noutros países, como na Dinamarca ou na Holanda, quando procurava maquilhagem e encontrei preços melhores do que na América, por exemplo. Quando procuro roupa ou bijuteria, o universal é suficiente porque quase todos os produtos vêm da China e normalmente é no site universal que estão. Aconselho também a procurar no ebay.co.uk, às vezes têm outro tipo de peças mas normalmente mais caras (a libra é superior ao euro, enquanto o dólar é inferior, por isso compensa mais comprar em dólares americanos, podem consultar as taxas de conversão aqui e tirar dúvidas).

     - É necessário conhecer bem o nome em inglês do que procuram. Se estamos à procura de uma saia, obviamente será skirt, mas se estão à procura de uma saia em pele falsa, para filtrar a procura podem procurar por leather skirt, faux leather skirt, ou até mesmo PU skirt. Aqui está um dos truques do eBay e onde entra a paciência, os vendedores são em grande parte chineses e o inglês deles é manhoso, podemos encontrar as mesmas peças sobre nomes muito diferentes e por vezes especificar algo pode levar a preços mais altos. O melhor, mas que consume muito tempo, é procurar simplesmente por skirt e ver todos os itens que existem até encontrar aquilo que procuramos ao melhor preço, mas garanto que isso gasta mesmo muito tempo, mas também poupa uns valentes euros na carteira.

     - Após procurar por skirt, eu clico em Women's Clothing na barra lateral esquerda, especifico em Skirts e seleciono Buy it now. O eBay é conhecido pelos leilões, mas muito sinceramente já me deixei disso, detesto estar à espera para ver se ganhei ou não e depois a disputa pode levar a preços muito altos e não vale a pena. Algures sobre as imagens dos itens aparece o filtro Sort, aí eu seleciono Price + Shipping: lowest first, ou seja, organiza os itens do mais barato para o mais caro, contando também com o preço do envio (não interessa que o item seja 1 dólar e depois o envio seja US $30, temos de pagar o envio também, portanto). Novamente a necessidade de paciência, possivelmente vão encontrar muita porcaria nos primeiros itens, coisas que não interessam, montes e montes de peças iguais, mas a verdade é que podem descobrir os verdadeiros achados no meio do resto, a preços fantásticos. É preciso estar atento e procurar página a página. Possivelmente irá surgir um pop up a pedir o país, basta selecionar Portugal, que o eBay mostra apenas os vendedores que enviam para Portugal.

     - Encontraram algo que gostam, então abrem o link do item e aconselho a percorrem a página para saber as medidas da peças, ver mais fotos, conhecerem o material, as condições de venda e envio do vendedor e todas as informações que sejam importantes.

     - Se quiserem comprar, então carregam no botão Buy it now e seguem as instruções. Alguns vendedores exigem que o pagamento seja imediatamente efetuado, outros não e então a peça fica registada como não paga no Purchase history (que pode ser consultado no separador superior em My eBay -> Purchase history), podem deixar lá ficar durante alguns dias (não muitos senão o vendedor pode entrar em processo de queixa) e depois carregam no item para pagar.



     O eBay tem ainda o botão Add to Watch list (ou então podemos colocar numa lista criada por nós, por exemplo, "Saias", carregando na setinha para baixo ao lado de Add to Watch list -> Add to a new list -> (colocamos o nome que queremos dar à lista) -> Add), depois podemos consultar as listas em My eBay -> All lists -> Watch list ou Your lists ou Wish list. Eu tenho montes de coisas adicionadas, assim quando for finalmente comprar já lá estão guardadinhas.


     Bom, espero ter explicado convenientemente e estou à espera de questões! :D

7 comentários:

  1. FINALMENTE alguém que concorda comigo, que a Romwe e Sheinside têm preços assustadores! Começava a achar que era a unica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás sozinha, Tanya, os preços são terríveis e maioria da roupa é igual à do eBay, não sei quanto à qualidade, mas aposto que é a mesma coisa... A bijuteria é igualzinha, e normalmente é sempre igual em qualquer lado. A roupa até pode ter coisas diferentes, mas já encontrei montes de peças iguais no eBay a preços bons. É preciso é procurar. :D

      Eliminar
  2. gostei de ler este teu post, é muito útil e esclarecedor! :)
    eu não tenho receio de comprar online mas ainda ando à procura de sites que me satisfaçam em relação ao estilo que gosto e a preços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu normalmente uso o ebay.co.uk porque me disseram que era melhor em relação a facilidades de venda a Portugal (e outras razões que já nao me lembro, LOL). tenho uma lista de artigos bem interessantes que já encontrei mas uma coisa é certa: encontra-se montes de vezes o mesmo artigo e com preços diferentes! é preciso saber procurar bem e isso eu ainda não domino na perfeição...

      Eliminar
    2. Se seleccionares o preço + envio: do mais barato para o mais caro, é muito mais fácil, demora mais mas encontras logo o mais barato. :D Lá isso é verdade, ao comprares a vendedores ingleses os itens vêm passado uma semana e correm menos o risco de ficarem retidos na alfândega, apesar de eu não ter tido muitos problemas com isso, basta não comprar produtos com marcas conhecidas que sejam falsificações.

      Eliminar
  3. Eu até leria isso tudo se tivesse forma de comprar on-line mas parabéns pelos detalhes e pelo esforço. Obrigada por te empenhares! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra

    Passa nos meus cantinhos.
    http://diariodumanovata.blogspot.com
    http://pieces4knowledge.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! :D