sexta-feira, 17 de maio de 2013

[Personal Opinion] Adoção por casais homossexuais

     Hoje o post vai ser um pouco diferente, será um post de opinião, porque é um tema nos qual tenho muito interesse: a adopção por casais homossexuais.

     É certo e sabido que é um tema para lá de controverso, mas para mim a minha decisão sempre foi muito simples: sou a favor. Estando eu habituada a lidar com estudos e investigações (que nestas alturas dão sempre jeito, para estudar é que já é uma seca), desde cedo vi fundamentada a minha ideia de que ser adotado por um casal hetero ou homossexual em termos de orientação sexual é a mesma coisa. Não existe causa-efeito e acho que nem existe correlação sequer. Ser adotado por um casal homossexual não aumenta a probabilidade de sermos homossexuais. Este é um dos principais argumentos que tenho ouvido por aí e o meu contra-argumento é mesmo básico: se ter pais homossexuais indica que os filhos serão também eles homossexuais, então porque é que existem filhos de pais heterossexuais que são homossexuais?
     E mesmo que aumentasse, ser homossexual é doença, sequer? Isto às vezes mexe-me com o sistema nervoso, porque a maioria dos argumentos contra a homossexualidade que ouço não têm qualquer tipo de fundamento, são dogmáticos, baseados em cultura desatualizada e profundamente, profundamente ignorantes. Não gostar porque é diferente é um absurdo, somos todos diferentes uns dos outros.
     Outro argumento é a falta de preparação da sociedade. Convenhamos que a sociedade nunca está preparada para nada, a menos que seja mais do mesmo. Acho que para mudar mentalidades é necessário começar por algum lado, e a exposição ao problema pode ser uma solução. As crianças e adultos excluem as pessoas que são diferentes delas, quer sejam magras, gordas, altas, baixas, de cor diferente, filhos de pais gays ou não. Discriminação e preconceito existe por todo o lado, toda a gente foi alvo dela e continuaremos a ser, o que é preciso é que as pessoas abram os olhos e as mentes para novas aprendizagens e que percebam que por ser diferente não quer dizer que está errado. E há tanta criança à espera que os amem, sejam gays ou não, que não me parece bem que estejam à espera que se mudem as mentalidades.
     E se estamos todos tão preocupados com o bem-estar porque é que não começamos a alertar as pessoas que estão à nossa volta que é necessário lidar com os nossos preconceitos e educar adultos e crianças a aceitar este tipo de situação como normal?
     Relatos de crianças que se revoltam contra os pais adotivos já existem, crianças que são vítimas de discriminação já existem, a adopção por pais homossexuais só vem acrescentar, não vem criar nada de novo. E acredito piamente que para mudarmos a sociedade temos de começar em nós mesmos e partilhar a nossa visão com quem nos é próximo, a passar a palavra e a discutir produtivamente é que avançamos, não é a deixar de fazer coisas porque os outros podem não aceitar. Se não desrespeitamos o próximo, ninguém tem nada a ver com o que fazemos, e acho ótimo que se criem mais famílias que possam receber crianças que foram deixadas pelas delas. Antes de dizer não, é preciso perceber porque dizemos não.

     É um tema muito controverso, mas desde que se colocou essa questão a minha opinião sempre foi a mesma: sim, sou a favor. Pelo menos até que me mostrem algo de extremamente concreto de que é uma péssima ideia.

12 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo o que disseste mas sempre gostei de avaliar as 2 partes.
    Achas a homossexualidade uma coisa natural, e ter filhos também achas, certo? Então porque é que os homossexuais não conseguem ter filhos, não achas que existe uma razão natural para tal?
    Acrescento que sou a favor, mas gosto sempre de tentar ver o lado oposto. :P
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Participem no concurso do blogue! ;)
    http://diariodumanovata.blogspot.pt/2013/05/bem-vindos-ao-meu-diario-concurso.html

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou totalmente a favor :)

    ResponderEliminar
  3. Claro que devemos ver as duas partes, sempre, até porque só podemos fundamentar a nossa opinião se conhecermos minimamente os diferentes lados de um tema. Os homossexuais podem ter filhos, só que não entre eles!! ;D Existem pessoas inférteis, isso supostamente deveria ser contra natura e não é, porque existe. Não estou a dizer que tudo o que existe, se existe é porque é natural, mas se não afeta diretamente os outros, não é negativo. O fato de os casais homossexuais não poderem ter filhos entre eles, não os impossibilita de adotar crianças, tal como para os casais que sofrem de infertilidade, para mim é a mesma coisa.

    Beijinho!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sabias que a maior parte de casais inférteis acabam por se separar? (Muitas vezes quando adotam as crianças voltam para trás por causa disso. >_<) E no entanto nos homossexuais parece que tudo tem que estar bem. Não achas estranho?

      Eliminar
    2. Penso que não percebi bem, Alexandra. Qualquer casal que adota pode eventualmente separar-se, quer seja hetero ou homossexual, daí a "devolver" a criança vai um passo enorme, quem o faz é simplesmente irresponsável e cruel, hetero ou homossexual, isso não tem nada a ver com orientação sexual, mas sim com o carácter.

      Eliminar
  4. Concordo plenamente com o teu texto :)

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo plenamente contigo! Acho que a impedição de homossexuais adoptarem não passa de discriminação e preconceito!

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Muito obrigada, é fantástico que o mundo esteja a mudar a sua mentalidade, aos pouquinhos lá chegaremos. :D

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! :D